Reinvenção dos clássicos infantis

Posted: segunda-feira, 19 de março de 2012 by Leon in Marcadores: ,
7


Moda é uma constante imutável, independente da geração. Na nossa foram carros prata, torcer pelo Corintians, roupas coloridas, odiar tudo e "ser roqueiro". Seguindo a regra, mas mudando a variável para cinema, temos a moda dos filmes com vampiros (esses raramente acertam), filmes com zumbis (esses não têm como dar errado) e, o que estamos vendo ultimamente, filmes que dão uma nova visão para os clássicos contos de fada. Idéia essa que não é ruim, dependendo do caso. Vejam alguns exemplos






Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror)



Branca de Neve é um deles, que até abusou de remakes, teve 3 filmes baseados na obra. Um eu nem me atrevo a contar pois é MUITO ruim, o outro é "Espelho, Espelho Meu", que segue mais para um lado de comédia romântica, o que foi uma ótima saída já que não teria chances, no quesito produção, contra o outro lançamento paralelo da mesma obra. Comparações são inevitáveis. Nesse temos a clássica história, recontada da maneira que sempre foi, com um têmpero de comédia, com Julia Roberts no papel de Rainha, Lily Collins como Branca de Neve e Armie Hammer como Príncipe.












Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman)




Por falar em lançamento paralelo, que ganhou um novo trailer recentemente, este seria "Branca de Neve e o Caçador", que traz um bom elenco com Kristen Stewart (Crepúsculo) como Branca de Neve, Chris Hemsworth (Thor) como caçador e Charlize Theron, que dispensa qualquer referência, no papel de Rainha. Sem dúvida, é o que mais tem chamado a atenção do público, tanto pela produção quanto pelos trailers. Alguns podem até pensar "Kristen Stewart, não tinha outra melhorzinha não?", mas eu ainda boto muita fé na Sra. Stewart devido a alguns outros filmes dela que eu vi.

Em Branca de Neve e o Caçador, o filme foca mais a trama nos dois citados no título, só que nessa versão o caçador vai em busca do coração por ordem da Rainha, no entanto acaba se aliando a Branca de Neve, e pior, a treina para os confrontos que estão por vir.



Thor VS Rainha, sinto muito Charlize =/

Branca de Neve e o Caçador estréia 01 de Junho
Não vejo nem necessidade para príncipe encantado, embora tenha


[UPDATE] Vídeo de 5 minutos que praticamente resume o filme, se você não curte spoilers demais, não veja






A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood)







“Da diretora de Crepúsculo”. Essa é a primeira chamada do filme. Faltou lembrar à produção que isso não é exatamente um mérito. Esse não conseguiu atingir nem minhas expectativas, que já eram baixas. Mesmo colocando Gary Oldman, um veterano que muito admiro, no papel de um sacerdote entusiasta, ou mesmo a clássica Julie Christie como Vovó. Nada salvaria esse filme.

É notório a semelhança com Crepúsculo, tanto em fotografia quanto em figurino, ou mesmo no massante esteriótipo de "a garota apaixonada e, ao mesmo tempo, desorientada disputada por dois rapazes opostos", parece que a direção apostou no mesmo público. Não que eu tenha raiva de Crepúsculo, embora pareça, mas repetição de esteriótipos, (não confundir com "estilo do diretor"), sempre demonstra a deterioração de um diretor, Tim Burton que o diga.






A Garota da Capa Vermelha já pode ser adquirido na internet mais próxima de você =D





"Jack - O matador de Gigantes" (Jack - The Giant Killer)





Já ouviram falar de João e o Pé de Feijão? Então, a velha história infantil terá uma nova versão nas telonas, no filme "Jack - O matador de Gigantes" . A princípio pensei que seria uma continuação de João e seu feijão, mas acabou sendo realmente uma versão adulta do conto.

Na história, uma princesa é sequestrada, ameaçando a relação entre os reinos gigante e humano. Um jovem fazendeiro, então, é responsável por liderar uma expedição a caminho do reino dos gigantes para o resgate. Soltos na Terra pela primeira vez em séculos, os gigantes lutam para recuperar o lugar que um dia perderam.

Olha só o trailer aí embaixo





O elenco conta com Nicholas Hoult ( o fera do X-Men: Primeira Classe) no papel de Jack e Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada)

O filme estréia dia 22 de Junho .





"A Fera" (Beastly)



Uma menção honrosa aqui será o clássico Romeu e Julieta, com Leonardo DiCaprio sendo Romeu e Claire Dames sendo Julieta, que não é bem um conto de fadas, mas é uma história conhecida por todos. No filme que retrata a história dos amantes desafortunados, eles tiveram uma ótima idéia de recontar a história no século XX (sim, 20, 1996), no entanto com os diálogos de épocas retirados diretamente do livro. Em outras plavras, deu tudo certo, é um bom filme, que diga-se de passagem se você for assistir, procure por cópias dubladas, ou não será fácil de compreender as falas.


Mas por que mencionar Romeu e Julieta?


Bela e a Fera, outro clássico da Disney, também ganhou uma versão "de época", intitulado apenas de "A Fera". Sem mais delongas, o trailer








A película exige 3 fortes características do cinéfilo: coragem (para assistir), paciência (para suportar) e uma memória seletiva (para esquecer).

próximo.....



Outros filmes que vão ganhar uma nova narrativa serão João e Maria...




João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters)
obs: título não confirmado




Tommy Wirkola
vai dirigir, com produção da Gary Sanchez Productions e da Paramount. No elenco temos Jeremy Renner (Os Vingadores) como Hansel e Gemma Arterton (Príncipe da Pércia) como Gretel

O mais legal do projeto, é que agora João e Maria não serão mais as criancinhas bobas que foram, pois o longa retomará o conto de fadas 15 anos depois do que aconteceu na casa feita de doces, o que fez com que eles se tornassem caçadores de bruxas por recompensa. Entretanto o filme que teria estréia em 2 de março foi adiado para 11 de janeiro de 2013! Boa coisa não foi =/




...e A Pequena Sereia




Ainda não se sabe muito sobre esse filme, somente que o Sony Pictures comprou os direitos de Mermaid: A Twist on the Classic Tale, livro de Carolyn Turgeon que dá um tom mais sombrio ao conto. Na trama, para salvar o seu reino, uma princesa enfrenta uma jornada perigosa para se casar com o príncipe do reino rival. Ela só não desconfia que uma bela sereia sacrificou tudo o que tem para ficar com o mesmo homem.
Shana Feste (Country Strong) escreve e dirige o filme. Tobey Maguire, que já trabalhou com Feste em Country Strong, produz o filme pela sua Material Pictures.





Depois disso tudo, aguardo por um Aladin motoqueiro, onde a Jasmim é uma riquinha renegada dos anos 30. Só que refilmado na pespectiva do Abu, com ênfase no psicológico do meu personagem preferido: O Tapete Voador.


PS: 30 de março estréia Sleeping Beauty, título original do clássico "A Bela Adormecida", mas não têm qualquer relação com o conto de fadas, tanto que na tradução do filme ficou como Beleza Adormecida


Leon: Viciado em cinema que gosta de tudo um pouco. Tende a confundir vinho com água e adora escrever em linhas tortas. Pra ele Elvis, assim como o latim, ainda não morreram.

7 comentários:

  1. Reinaldo says:

    Te esqueceu do Alice in Wonderland do Tim Burton

  1. Leon says:

    na verdade Rei

    nessa parte, no texto da Chapeuzinho Vermelho
    "Não que eu tenha raiva de Crepúsculo, embora pareça, mas repetição de esteriótipos, (não confundir com "estilo do diretor"), sempre demonstra a deterioração de um diretor, Tim Burton que o diga."

    eu me referia exatamente a Alice do Tim, que pra mim foi o inicio da decadência dos bons filmes dele. Sendo que eu me apeguei à lançamentos recentes, Alice é de 2010

  1. Reinaldo says:

    Ah bom. Eu concordo, quando vc vai assistir um filme do Tim Burton ja sabe oq está por vir antes mesmo de começar.

    Mesmo assim, acho q merecia uma menção honrosa.

    Btw, pra quem gosta desse tipo de coisa (contos de fadas "sombrios"), é legal dar uma checada naquele joguinho webbrowser Alice is Dead. Tem tres episodios, até q é legalzinho.

  1. Davi says:

    Esse joão e maria, muito legal. verei, pena que só em 2013 né ;/

  1. Daniel says:

    Po so filmaçooo!!! esse ano so tem coisa boa

  1. Anônimo says:

    parei em crepusculo

  1. Matheus says:

    OMG, minha infância de volta *-----*