Um mistério impenetrável: O manuscrito Voynich.

Posted: segunda-feira, 19 de março de 2012 by Lethierry in Marcadores: ,
5


O Manuscrito Voynich, mais conhecido por ser “o livro que ninguém consegue ler”, é uma obra ilustrada, datada do século XV e ainda hoje, não foi decifrado.
A relíquia foi encontrada no Colégio Jesuíta de Villa Mondragone, em Frascati, na Itália, em 1912, por um livreiro chamado Wilfrid Michael Voynich , daí o nome.
O livro é um conjunto de escritos e ilustrações incompreensíveis. Podemos perceber, apenas através de seus desenhos, subdivisões da obra, entre as quais botânica, astrologia e farmacologia medicinal. Desenhos de plantas desconhecidas e mapas astrais podem ser encontrados no decorrer de suas mais de 200 páginas.



A escrita usada assemelha-se, em estrutura, com línguas da Ásia, Sino-Tibetanas ou ainda, Austro- Asiáticas. A análise do texto, da estrutura da língua, levou os pesquisadores a acreditarem se tratar de uma língua natural européia, assim como as línguas românicas.



O manuscrito permanece impenetrável até hoje. Pesquisadores cogitam a idéia de que ele seja apenas uma reunião de imagens e letras sem sentido, sem valor literário, apenas estético, criado por Edward Kelley, astrólogo inglês, com a ajuda do filósofo John Dee para enganar o Imperador Rodolfo II, da Germânia.
Com qual intuito o livro foi criado, para quê enganar o imperador e o quê há escrito e descrito no manuscrito, ainda é uma incógnita no universo. Provavelmente, um livro criado para nunca ser profanado, somente para o deleite visual humano.

Para deleite visual de casa um, disponibilizo o livro para download aqui

5 comentários:

  1. Ótimo post, porem com muito pouco conteúdo, mas ainda espero ver outros posts com assuntos parecidos a esse e menos resumido

  1. Leon says:

    Jéssica e seus posts na alvorada

  1. Rabisque em 2000 páginas, coloque figurinhas, pronto. Agora você vai intrigar a humanidade por 100 anos.

  1. Lethierry says:

    É... Eu tinha q arrumar tempo, de qlqr q fosse o jeito, para postar. =P

  1. Lethierry says:

    Obrigada pela crítica, Fabrício. Melhorarei da próxima vez. :)