Headbanger Café: Ayreon

Posted: domingo, 25 de março de 2012 by Eddy in Marcadores: , , ,
2

Pegue sua bebida no balcão, puxe uma cadeira e junte-se ao Headbanger Café: a cada nova edição, uma história nova sobre as bandas que fazem, fizeram ou mereciam fazer sucesso no mundo do heavy metal.
Lucassen e alguns artistas participantes em imagem promocional

Arjen Anthony Lucassen já é um nome reconhecido globalmente  no cenário do metal sinfônico e progressivo, estando envolvido em bandas de renome, como Star One, Stream of Passion e sua obra-prima: Ayreon.


Ayreon (juntamente com o Avantasia, de Tobias Sammet) é uma das maiores "metal operas" do mundo, com diversos vocalistas convidados reconhecidos por todos, entre os quais podemos citar Jorn Lande (Jorn, Allen/Lande, Masterplan), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Simone Simons (Epica) e o saudoso Steve Lee (Gotthard).

Lista completa de vocalistas do álbum 01011001

O nome da banda vem do protagonista da história por trás do primeiro álbum (The Final Experiment), que fala de um bardo chamado Ayreon, que possui visões de um fim da raça humana após o ano 2080 e tenta avisar seu rei, mas é desmentido pelo mago da corte, que não acredita na história.

Os álbuns seguintes expandem a ideia do fim do mundo e mostram uma raça chamada de "Forever" ("Eternamente" em tradução literal - podemos adaptar para algo como "Eternos") que, com o passar de muitas eras, se tornaram mais máquinas do que pessoas, e veem na criação de uma nova raça (a raça humana) a chance de reaver os sentimentos que, um dia, fizeram parte deles. Há músicas e álbuns que parecem não adicionar nada novo à história, mas tudo se encaixa ao decorrer do (atualmente) último álbum, "01011001" (binário para a letra Y - nome de um planeta na história).


Capa do álbum 01011001, de 2008

O som varia bastante de música para música, algumas sendo influenciadas por músicas folk, algumas envolvendo um som mais orquestrado (por vezes contando com corais) e outras contendo o mais puro metal progressivo. Para os fãs de histórias épicas e de metal progressivo, vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Na MINHA opinião essa é a melhor banda de metal progressivo do UNIVERSO! =]

  1. Leon says:

    Metal progressivo = os músicos são fodas (segundo wikipedia)