Headbanger Café: Killing Joke

Posted: quarta-feira, 21 de março de 2012 by Eddy in Marcadores: , ,
3

Pegue sua bebida no balcão, puxe uma cadeira e junte-se ao Headbanger Café: a cada nova edição, uma história nova sobre as bandas que fazem, fizeram ou mereciam fazer sucesso no mundo do heavy metal.

Killing Joke em 2012

Alguns leitores mais "experientes" talvez se lembrem das bandas de post-punk dos anos 80, uma das mais famosas é, obviamente, o Nirvana. Mas não muito distante há também uma certa banda não muito conhecida atualmente mas que era um dos principais grupos que erguiam a bandeira do post-punk até meados dos anos 90: o Killing Joke.

A banda nos anos 80

"Ok, mas o título do post diz 'Headbanger Café', o que post-punk tem a ver com headbangers?". Como diria Jack, o Estripador: vamos por partes.

Em 1996 a banda se separa, e desde então até o ano 2002, o vocalista e líder da banda, Jaz Coleman, continua seus estudos de música (algo que fazia desde os anos 80), compondo a trilha sonora do filme Mulan, da Disney, e álbuns de arranjos para orquestra de bandas como Pink Floyd e Led Zeppelin (mas isto é história para outra hora).
Jaz Coleman nos dias atuais

Em meados de 2002, o Killing Joke resolve se reunir, com Jaz Coleman nos vocais, Geordie Walker nas guitarras, Paul Raven e Youth dividindo o baixo (com Paul Raven tocando nos shows) e Dave Grohl (que, após acusações de que o Nirvana plagiou o riff da música Eighties, do KJ, fez de tudo para tocar no novo álbum como pedido de desculpas) na bateria.

O novo álbum, intitulado apenas de "Killing Joke" foi lançado em 2003 e trazia um novo som, incorporando toques de Heavy Metal, Hard Rock, Metal Industrial e Punk Rock para criar um som único, pesado, com toques eletrônicos e muita crítica sócio-política. Os vocais relativamente limpos (apesar de rouos) dão espaço a uma voz mais grave, com berros ocasionais e beirando o gutural em diversas ocasiões, a bateria é bastante acelerada e variada e as guitarras estão cheias de distorção, definitivamente um som que acompanha perfeitamente as críticas pesadas à sociedade que estão presentes nas suas letras.

O álbum é considerado um sucesso crítico e fez a banda voltar à ativa com um som 100% único, tornando-se um grande sucesso no Reino Unido, sua terra natal, e o resto é história.

3 comentários:

  1. Reinaldo says:

    Continuei sem entender o titulo do post...

    Oq headbanger café tem haver com essa banda?

  1. Imagina que o blog seja um programa de TV, o "Headbanger Café" seria um quadro do programa entendeu?

    Eu faço o "Você conhece? BANDA TAL" e nosso amigo Eddy vai fazer o "Headbanger Café".

    Assim como logo-logo os outros posters, vão criar seus "quadros" tambem.

    Beleza?

  1. Eddy says:

    O nome desse "quadro" foi escolhido como trocadilho com o Hard Rock Café e pra dar uma sensação de histórias de bar, ou outros lugares onde amigos se encontram pra conversar entre si, sacas? ;)