Projeto X: A festa dos sonhos

Posted: sábado, 17 de março de 2012 by Leon in Marcadores: ,
2

Janeiro, dia 25, os pais de um garoto saíam para o que deveria ser uma viajem tranquila, provavelmente dizendo ao filho "comporte-se". Mal eles sabiam, e o "eles" inclui o próprio filho prodígio, que o que sucederia naquele fim de semana seria um evento que quebraria todos os limites do politicamente correto. Mas calma, eu ainda não estou falando de Projeto X. Esse é na verade Corey Waddington, que vive (muito intensamente) em Delaney, na Austrália, que serviu de inspiração para o filme.






Sim, um garoto que ao aproveitar a saída dos pais mandou uma mensagem para 500 pessoas no MySpace e, vejam só, bem mais que 500 compareceram ao local, resultando em 20000 dolêtas de prejuízo por destruição de patrimônio público e privado :D

Projeto X fez o que eu ultimamente valorizo muito, seja no âmbito de filmes, jogos ou música: eles usaram idéias batida e criaram algo genial.



JB (Jonathan Daniel Brown), Costa (Oliver Cooper) e Thomas (Thomas Mann)

Um grupo de nerds estudantes, não tão conhecidos na escola, na sede de ganhar um pouco mais de resonhecimento dos colegas e perder a virgindade, resolvem dar uma festa memorável com tudo que têm direito: álcool, drogas, DJ e muita mulher. Falando em mulher fica óbvio que não poderia faltar A gostosa, aquela que é a garota MAIS gostosa da escola, que mal fala durante o filme inteiro, fazendo o que sabe fazer melhor: ser gostosa. Contracenando com sua amiga de infância, aquela mesma que tem um caso romântico e no fim das contas vai terminar com o herói da festa.

Ahhhh....Alexis



Falando em herói da festa, digo que a festa em si é o personagem principal da trama. Um organismo vivo e muito bem criado pelo roteirista Michael Bacall, que, ao receber uma ligação com a mensagem “uma ideia da ‘festa de colegial mais maluca de todos os tempos’”, a primeira coisa que ele fez foi colocar no papel “as coisas mais ridículas que poderiam acontecer numa festa”. E ele e Matt Drake fizeram EXATAMENTE isso. “Não vou ser específico, pra não quebrar o efeito desse filme, mas nós fomos além com algumas coisas relacionadas aos personagens”. E esse é o meu limite, pois dar qualquer detalhe sobre a festa seria o maior spoiler de todos.




A filosofia hendonista excede seus limites durante a brincadeira, ao ponto que o diretor Nima Nourizadeh colocou DJs no set e a música não parava entre os takes. “Nem tanto a gente, mas isso ajudava os extras a manterem o ritmo, eles têm parte muito importante no filme”. “O diretor escolheu os extras a dedo, justamente por conta disso”, disse Thomas.

Falando da parte técnica o filme faz uso do ainda não desgastado "found footage", o que acabou sendo uma boa saída, pois disfarça um pouco todos os clichês encontrados no filme. Ao mesmo tempo que a narrativa supera a atuação, que possui personagens que flertam com o "real", característica do found footage.

Por fim, digo que Projeto X é um Superbad chapado, muito embora não tenha superado o épico Superbad, mas superou minhas expectativas quando se trata de dar vida a "festa dos sonhos". Só fico imaginando quantos por aí não vão se inspirar quando forem comemorar aniversário.

Galera...juízo...


A famosa feição: "Dude...what we just did?!?!?!?"



Leon: Viciado em cinema que gosta de tudo um pouco. Tende a confundir vinho com água e adora escrever em linhas tortas. Pra ele Elvis, assim como o latim, ainda não morreram.

2 comentários:

  1. Reinaldo says:

    O tal de Corey mais parece um delinquente juvenil do que um "nerd".


    Oh well, como diz meu orientador, Holywood aumenta mas não inventa!

  1. Anônimo says:

    gostei. vou fazer