O Mago de Oz

Posted: segunda-feira, 16 de abril de 2012 by Leon in Marcadores: ,
1



Época, 1900, época em que os autores vinham questionando o teor das histórias infantis, as quais vinham trazendo personagens violentos de mais para seu público, bem como continham valores morais demais. Sendo que era esperado que a escola e a família é que deveriam ser os responsáveis pelo direcionamento moral das crianças deve, Gostaria de ver essa galera hoje, o que eles diriam da internet, enfim.

                                                                                               "Não há lugar como o nosso lar"
                                                                                                                   Lyman Frank Baum


 A esta corrente adere o americano L. Frank Baum. Em maio de 1900 lança "The Wonderful Wizard of Oz", que logo se transforma num dos maiores sucessos editoriais da História.

Sua obra marcou de tal forma que o autor viu-se obrigado a produzir sucessivas continuações, dando início a uma série que, continuada por outros autores, longe está de encontrar um desfecho. O Resgate da Cidade de Esmeralda, A Bruxa Má do Oeste rouba o cérebro do Espantalho, o coração do Homem de Lata e a coragem do Leão! E ainda faz pior... Assume o controle da Cidade de Esmeralda, expulsa o mágico de Oz e transforma os habitantes em estátuas. 


Enquanto isso, a jovem Dorothy que mora com seus tios Henry e Emm tinha uma vida pacífica numa pequena fazenda no Kansas. Seu único amigo era o cãozinho Totó que, durante uma tempestade, desaparece. Dorothy então sai na tempestade, procurando-o desesperadamente, a menina entra no abrigo contra ciclones e esconde-se na pequena casa que, levada por um tufão pelos ares, termina por arremessá-la numa distante e desconhecida terra,

Quando finalmente pousam, descobre que a casa caíra sobre uma perigosa bruxa, matando-a. Surgem alguns homenzinhos - os Munchkins - que eram dominados por aquela malvada senhora. Dorothy é aclamada como heroína, por ter matado a Bruxa do Leste. A aventura tem-se inicio com a busca de Dorothy pela sua terra natal através da estrada de tijolos amarelos. Durante a jornada ela encontra peculiares companheiros: um Espantalho que sonhava em ter um cérebro, um Homem de Lata que estava na busca por um coração e com ele, sentimentos. Por fim, encontram uma imensa fera, o Leão Covarde que adoraria ter coragem para tomar atitudes. Junto dos três nossa heroína parte em busca do Mago de Oz e a Cidade de Esmeralda. Logo depois partem na aventura para confrontar a Bruxa do Leste, vencendo-a no fim. Só então Dorothy consegue retornar para sua casa, dando inicio a aventura que está por vir nas telonas. Mas antes um rápido comentário

Bem, "O Mágico de Oz" lembra muito Alice do início ao fim. Uma menina que se perde e tenta ao máximo voltar para casa. Ao longo do livro percebe-se que na verdade, é apenas uma menina,conhecendo lados de sua personalidade; lados opostos, lados parecidos, porém, sempre lados. Parece clichê ? Não, não é. Dorothy é ingênua, assim como Alice. Porém, se observar, vai ver que Alice é mais curiosa que Dorothy. Alice quis entrar no País das Maravilhas, mas Dorothy não quis entrar na Terra de Oz.

Intitulado de "Dorothy of Oz", nessa continuação do épico já citado, Dorothy (Lea Michele, da série Glee) retorna a sua casa deparando-se com uma terra devastada pelo tornado. Mal chegando a sua terra natal, ela é transportada devolta para Oz, descobrindo que seus amigos estão lidando com um novo perigo, Jester, uma espécie de bobo-da-corte maluco que quer ter controle sobre toda Oz. No entanto, nossa heroína encontrará novos aliados que a ajudarão nessa nova busca: um Homem Mashmallow, uma bonequinha chinesa e uma árvore.

Sem mais delongas, vamos ao trailer que contém um pouco do making-off, pros mais apressadinhos o trailer real do filme se inicia aos 2:54 min


Dorothy of Oz por teasertrailer


Não acho que a história da animação será cheia de subjetividade quanto era o livro, nunca são. Tranquilo, adaptações para o cinema sempre são bem vindas ao meu ver.

Infelizmente ainda não temos data de estréia, até lá, só nos resta caminhar pala longa estrada dos tijolos e esperar   D:



Leon: Viciado em cinema que gosta de tudo um pouco. Tende a confundir vinho com água e adora escrever em linhas tortas. Pra ele Elvis, assim como o latim, ainda não morreram.


1 comentários:

  1. Leon says:

    removram o trailer, assim que tiver outro mando por aqui