Adaptações de livros para o cinema em 2012/2013

Posted: quinta-feira, 8 de novembro de 2012 by Leon in Marcadores: , ,
0

"Sim, mas não foi tão bom quanto o livro"

Você ouve isso sobre filmes praticamente todas as vezes, não importa, seja um bestseller ou um livro mais íntimo, não tão aberto ao público. Nós aqui adoramos filmes tanto quanto qualquer um (alguns talvez mais que os outros), mas também sabemos que não há nada como a experiência da leitura de um livro, sentir-se vivendo ao lado desses personagens em sua cabeça durante semanas, e imaginá-los de uma forma que é totalmente específica para você. Não adianta ficar sempre na espera do próximo desapontamento, nada melhor do que um pouco de confiança e esperança de que um dia adaptações cinematográficas consigam atingir o nível de intimidade dos livros. 


Foi pensando nisso que unimos nossas cabeças e conseguimos reunir uma lista de 10 adaptações que já foram ou que estão por vir, seja nesse ano ou no próximo. A lista acabou por me impressionar, pois me pergunto quantos filmes NÃO SÃO adaptados de livros no fim das contas :D



The Abstinence Teacher, de Tom Perrotta


Andamento: Em produção, data ainda incerta, talvez só la pra 2013
Quem está envolvido:  Lisa Cholodenko, diretora de Minhas mães e meu pai
Por que deveria ler o livro primeiro: Simplesmente porque é uma leitura fascinante. Perrotta compôs alguns romances que se tornaram filmes incríveis (Election, Little Children), e eu acho que a diretora Lisa Cholodenko se ajusta brilhantemente para esta adaptação. Por outro lado, essa história de "os opostos se atraem" é sempre engraçada, provocativa e tocante. Perfeito para uma viagem nesse verão. The story centers on the troublesome attraction that sparks between a liberal-minded sex ed. teacher, and one of the born-again Christians responsible for making her change her long-held sex-positive curriculum to an abstinence-only agenda. Perrotta paints his characters with a delicate hand, giving them layers and dimension beyond the labels they initially apply to each other.  A história se faz no problemático conflito entre uma professora sexualmente liberal e uma escola que prega a abstinência sexual. Perrotta pinta seus personagens com uma mão delicada, dando-lhes as camadas e dimensão além dos rótulos que inicialmente se aplicam a si.


Anna Karenina, de Leo Tolstoy


Andamento: 9 de novembro de 2012
Quem está envolvido: Direção de Joe Wright ("Orgulho & Preconceito" e "Desejo e Reparação") e roteiro de Tom Stoppard ("Shakespeare Apaixonado") com Keira Knightley, Jude Law, Aaron Johnson, Kelly Macdonald, Matthew Macfayden
Por que deveria ler o livro primeiro: Pelo mesmo motivo básico de toda história de época. Muito embora exista o visual, seja no glamour da caracterização ou nas músicas, que são fatores que se fazem complicados de entender em um livro. Porém toda a imersividade e profundidade dos dois personagens que lideram a trama fica para trás. E se tratando de um romance proibido, os momentos de intensidade vão ficar na nossa imaginação.


Carrie, de Stephen King



Andamento: Estréia 15 de março de 2013
Quem está envolvido: Chloe Moretz, nossa eterna Hit Girl
Por que deveria ler o livro primeiro: Engraçado que a essa altura qualquer menção a Carrie nos faz lembrar de Sissy Spacek, em 1976, toda pintada de sangue rosa no filme do Brian De Palma. Carrie não é nem de longe o melhor livro do S.K,  mas se tornará um dos mais conhecidos após essa imensamente aguardada versão de Carrie. O livro trás a dor, brutalmente expressa em linhas, por uma menina que sofre bully dos colegas de escola e repressão sexual e social dentro de casa. Só fico pensando se esse filme vai culminar totalmente pra cena final, onde Carrie vira Jim Grey, ou haverá um drama que nos fará sentir prazer no sangue que desfecha o filme.


Cloud Atlas, de David Mitchell


Andamento: 28 de dezembro
Quem está envolvido: A direção fica por conta dos irmãos Wachowskis ("Matrix" e "V de Vingança") e Tom Tykwer ("Perfume"), com Tom Hanks, Halle Berry, Hugo Weaving, Ben Whishaw, Hugh Grant
Por que deveria ler o livro primeiro: O filme promete, não somente pela direção/roteiro. A grande teia que integra esses personagens infinitamente distantes uns dos outros é genial. Interessante conhecê-los nos livros, saber suas idéias e desfrutar de suas conquistas e desesperos, antes de que um ator entre em sua pele. Esse tipo de livro é ótimo para se adaptar, pois conta muito visual, seja no medieval tradicional ou no futurístico sci-fi. Vejamos se os Wachwski conseguem atingir as expectativas. 


The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald


Andamento: 25 de dezembro
Quem está envolvido: Direção de Baz Luhrmann("Moulin Rouge" e "Romeu e Julieta"), com Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Joel Edgerton and Tobey Maguire.
Por que deveria ler o livro primeiro: Não deixe que o trailer lhe transmita a imagem de um filme dramático exagerado. Não se limitando apenas a ser uma beleza da alta sociedade, Daisy também já foi romântica, até o momento que teve de trancar suas esperanças de amor. Na contrapartida temos o homem do momento, Gatsby, que além de jovem é um criminoso perigoso. Além de sua arrogância e esnobismo, Tom é um homem que quer punir o mundo por não ser tudo o que ele sonhou. Me pergunto se o visionário diretor Lurhmann, conseguirá traduzir a complicada mente de Fitzgerald. Fitz nunca esteve tão fascinado e ao mesmo tempo repuldiado com seus conflitos, mais fortes do que nunca, nesse incrível livro.  "The GreatGatsby" não somente trava uma batalha cativante de velho versus novo, amor versus obrigação e sonhos versus realidade, é também um livro que machuca meu coração cada vez que eu o folheio, não apenas pelo seu herói trágico, mas para cada um dos personagens capturados neste abraço esmagador que foi a sociedade novaiorquina


The Host, de Stephenie Meyer



Andamento: 29 de março de 2013
Quem está envolvido: O cast de atores não é tão conhecido, mas a direção e o roteiro já promete demais: Andrew Niccol, o cara simplesmente NÃO tem filme ruim. Gattaca, O show de Truman e o Senhor das Armas.
Por que deveria ler o livro primeiro: Como eu disse acima, os atores não são tão conhecidos, mas guardem esse nome: Saoirse Ronan. Desde que eu vi "Hanna", comecei a levar essa menina a sério. O enredo tem um gancho simples: aliens que se alojam nas mentes das pessoas dominam a Terra. A história se inicia com a captura de Melanie Stryder e logo seu corpo é tomado por um dos invasores. No entanto logo se descobre que a mente de Melanie não é fácil de superar. Uma ficção científica menos ficção e mais humana. Classificar o livro como um "Crepúsculo com Aliens", é uma generalização lastimável. Sem dúvida "A Hospedeira" se mostra ser uma ótima trama, como também explora a natureza humana de uma pespectiva externa.



A Most Wanted Man, de John le Carré



Andamento: Setembro de 2013, mas ainda incerto
Quem está envolvido: Direção e adaptação de Andrew Boveli, com Seymour Hoffman, Rachel McAdams e Daniel Brühl.
Por que deveria ler o livro primeiro: Um ótimo filme do ano passado foi "O Espião que Sabia Demais",  (livro do mesmo autor) mas eu vos digo,  "A Most Wanted Man" responderá a altura. Um livro maravilhosamente denso e empolgante de se ler. Le Carré nos envolve de maneira rápida e forte nesse thriller policial moderno. A questão maior nesse livro, de possível boa adaptação, é que ele trata muito de uma leitura rápida e intensa em que o clima da história é o maior fator a ser exposto. Grandes expectativas nessa adaptação.




As Vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky


Andamento: 14 de setembro, sim, já foi lançado
Quem está envolvido: O autor Chbosky adapta e dirige seu próprio livro, com Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Paul Rudd, Melanie Lynskey, Mae Whitman and Johnny Simmons.
Por que deveria ler o livro primeiro: Porque ele é escrito como uma série de cartas de nosso herói, Charlie, tudo em primeira pessoa, que são tão pessoais e muitas vezes desoladoras. É difícil saber como qualquer filme poderia recapturar-las. O livro de Chbosky capta tantas dores de ser um adolescente - de amar alguém que não corresponde a simplesmente não entender como seu corpo funciona e o que ele quer-- é como voltar a sua própria adolescência, e há uma ligação pessoal que você cria ao ficar dentro da cabeça de Charlie que é impossível de ser recriada nas telas. A seleção de atores é fantástica e Chbosky com certeza sabe bem o que faz com seu próprio livro. Entretanto a melhor maneira, e com certeza mais imersiva, é lendo o livro. Um dos melhores filmes que já vi.


Wold War Z, de Max Brooks


Andamento: 21 de junho de 2013
Quem está envolvido: Marc Forster ( "Em Busca da Terra do Nunca" e "007: Quantun of Solace") na direção, com Brad Pitt e Matthew Fox.
Por que deveria ler o livro primeiro: Não podemos ainda julgar o filme pelo trailer, mas se fossemos eu estaria com os 2 pés atrás. O filme parece fugir tanto das temáticas propostas no livro que se não fosse pelo nome seria muito dificil de enxergar alguma adaptação. Filmes de zumbi, e livros também, têm aos montes, todavia uma luz sempre surge. Brooks conseguiu criar algo inteiramente novo, algo que só pode ser realmente apreciado via páginas e imaginação. Resta agora esperarmos o resultado final.
PS: nunca zumbis foram tão bestiais como nesse trailer.




Ender's Game, de Orson Scott Card


Andamento: 1 de novembro de 2013
Quem está envolvido: Com Harrison Ford, Ben Kingsley e Asa Butterfield e a direção fica com Gavin Hood e por sorte ele também está no roteiro.
Por que deveria ler o livro primeiro: Se Sexto Sentido fosse ganhar um remake, Asa Butterfield seria o mais novo menino assustado. Tipo, olhem pra esses olhos, o garoto promete, Felizmente não ficou só em Hugo Cabret. A história do livro se passa num ambiente futurístico, século 23, captando o dualismo de Andrew Wiggin, ou como gosta de ser chamado, Ender's. Um gênio que é escolhido e treinado para salvar a Terra dos alienígenas. A questão é que ao mesmo tempo que ele tem de lhe dar com o problema imediato, outro se forma no nosso planeta. Seus irmãos, também gênios, começam a se aproveitar da situação caótica e "resolvem" dominar a Terra. A história levanta questões como nacionalismo, sobrevivência humana, capacidade de liderança e o que eu faria, se estivesse, agora, no lugar de Ender.



PS: mas e ae...nem falou do Hobbit....... Precisa? xD



0 comentários: