Artes marciais e as épicas cenas de luta

Posted: domingo, 4 de novembro de 2012 by Leon in Marcadores: ,
1



The Man with the Iron Fists, filme do diretor RZA, é um resgate de tudo que é bom nos filmes de artes marciais, desde os clãs de prostitutas assassinas até um pouco de western.  Felizmente ele não é o único fã incondicional do gênero lá fora. Filmes de artes marciais formaram uma ponte entre diferentes culturas muito antes do cinema internacional ganhar o tipo de posição que tem hoje  nos EUA, e há muitas pessoas que podem reivindicar uma cena de luta de epicidade descomunal como uma parte indelével da sua memória.

Em honra a tudo que o Homem dos punhos de ferro celebra, nós fomos de volta através dos arquivos para escolher uma lista de fodásticas sequências de artes marciais de filmes de que ganharam um lugar em nossos corações - se foi a coreografia de luta impressionante, a intensidade da batalha ou simplesmente porque ele contou com alguns ícones das artes marciais se atirando um contra o outro.







Neo vs. Agente Smith
( Matrix )

É admissivelmente difícil encontrar um filme de Hollywood que pode igualar ao nível de coreografia luta que é imposto pela indústria cinematográfica asiática - mas a Matrix foi definitivamente um deles - graças, em grande parte, à influência do coreógrafo de luta lendária / diretor Woo-ping Yuen, cujo trabalho aparece várias vezes na lista.

Além de atores como Keanu Reeves e Hugo Weaving estarem impressionando com seu nível de habilidade em artes marciais - e alguns toques espertos para a coreografia (jabs na garganta FTW!) - A intensa batalha do hackers que virou herói, Neo (Reeves) e do nefasto programa Agente Smith (Weaving) incluiu algo que só os melhores duelos cinematográficos conseguem fazer: grande diálogo e desenvolvimento do personagem.

O clímax se atingi quando ouvimos a clássica expressão "Sr. Anderson "completada pela linha " Meu nome é ... NEO! " Antes de dar o toque final na luta contra o Agente Smith foi, ao mesmo tempo um momento crucial para o nosso herói, e um final FODA para uma grande luta.



A Noiva vs. The Crazy 88
( Kill Bill: Vol. 1 )

Embora tenha havido verdadeiramente lendários embates no estilo mano à mano no mundo do cinema, é um contexto totalmente diferente quando uma pessoa se depara com uma multidão inteira de inimigos. Em seu próprio resgate ao gênero das artes marciais, em Kill Bill, o escritor/diretor Quentin Taratino executa com habilidade ímpar, uma das sequências de luta que está de igual para igual com os próprios filmes que o inspiraram a tal.

Eu serei honesto aqui, poucas pessoas imaginavam que a atriz Uma Thurman poderia ser levada a sério como uma atriz de filmes de ação - o que diria então sobre filmes de ação e artes marciais. No entanto, tudo mudou quando Thurman ( no papel da "noiva" sedenta por sangue e vingança) desembainhou uma  katana e abateu, cortou e esfacelou nada menos do que 88 membros do exército da Yakuza - incluindo guarda-costas adolescente/ninfeta/psicopata, Gogo (Chiaki Kuriyama). Confira esta batalha épica no melhor estilo "last man standing":



Tang Lung vs. Colt
The Way of the Dragon )

Há cenas de artes marciais de luta que ganham a reputação através de coreografia sofisticada - e depois há aqueles que são lembrados por sua natureza icônica. Mesmo agora, quarenta anos depois, ainda é impressionante ver Bruce Lee lutando contra Chuck Norris em Way of the Dragon.

Tang Lung (Lee) está tentando defender a família e os amigos de uma máfia romana local - mas quando ele prova ser um obstáculo o tenente  "Ho" contrata artistas marciais estrangeiros para resolver o problema - incluindo o temível carateca, Colt (Norris). Como gladiadores do passado, Tang e Colt têm seu confronto épico nos salões do Coliseu - e por algum tempo Colt mantém a vantagem. Mas Bruce Lee é Bruce Lee, de modo perder nunca foi realmente uma opção.

Mesmo que os socos e chutes pareçam ultrapassados para os padrões de hoje, a grandiosidade de ver um dos maiores artistas marciais de toda a história travar uma batalha contra um dos caras mais badass do cinema nunca se desvanece. Plus: o juiz da luta é um gato!




Lu Yan vs. The Silent Monk
The Forbidden Kingdom )


Não há muito o que dizer sobre The Forbidden Kingdom - um filme de aventura fofo, com artes marciais, feito pelo cara que dirigiu O Rei Leão - mas contém um confronto épico entre duas lendas das artes marciais: Jet Li e Jackie Chan.

Os dois não estavam na primavera da vida, quando o filme foi lançado em 2008 (Li 45, Chan 54), mas levando em consideração todas essas coisas, eles fizeram um show. Quando Lu Yan (Chan) entra no templo do Monge Silencioso (Li), os dois têm um "mal entendido" na forma de uma briga.

Embora a coreografia seja um pouco boba, o significado de ver estes dois ícones compartilharem a tela compensa e muito tudo isso.




Ip Man vs.10 man 
Ip Man vs. General Miura
(Ip Man)



Cenas de luta não tratam apenas da subjugação do melhor lutador sobre o pior. Elas tratam também de valores, muitas vezes o peso dessas cenas ultrapassa a visão de um homem golpeando seus adversários. Em Ip Man, a cada cena que se revela o drama aumenta, através dos combates se demonstra os altos e baixos da resistência da China contra o Japão. Donnie, embora esteja no papel de um homem calmo, disciplinado e centrado, libera todo o potencial do Wing Chun quando forçado a tal, e ao contrário de seus inimigos, ele se faz misericordioso com seus adversários (claro, um osso quebrado ali e aqui), numa situação em que o inverso não ocorreria.

O filme Ip Man - baseado na vida real do mestre da arte do Wing Chun, Yip Man (mestre do Bruce Lee) - é muito mais sobre a história do sul da China, do que sobre o personagem-título.
Nesse caso tive de abrir uma exceção, pois tanto a cena final como a épica cena das sacas de arroz são de um feeling sem proporção.









The Protector - One Shot

A cena foi gravada em 1 só take...ponto. Me sinto como se estivesse jogando vídeo-game




Rama & Andi vs. Mad Dog
(The Raid: Redemption)

The Raid foi um dos melhores filmes de ação de 2011 - sem dúvida um dos melhores filmes de ação dos últimos anos. O filme - sobre um esquadrão de policiais presos em um complexo de apartamentos cheios de criminosos - catapultou o diretor Gareth Evans para o estrelato, ao colocar um holoforte sobre o estilo de artes marciais indonésias, pencak silat.

Os coreógrafos Iko Uwais e Yaya Ruhian atuam como o policial Rama e o vilão Mad Dog, respectivamente. Na batalha clímax do filme, Rama tenta salvar seu irmão criminoso Andi (Donni Alamsyah) da ira do Mad Dog. O que se segue é uma das mais brutais batalhas de artes marciais que já vimos.

Confira o que é preciso para acalmar um cão raivoso:





Wong Fei-hung vs. Axe Gang
(The Legend of Drunken Master)


Antes da Noiva ter lutado contra os 88 loucos em Kill Bill ou Rama ter dado conta de uma organização inteira no ataque ao prédio em The Raid: Redemption, Jackie Chan estava lutando contra uma horda de bandidos armados de machados, isso tudo e ainda nos fazia rir durante a cena.

Legend of Drunken Master é a sequência de 1994 do clássico de 1978, Drunken Master, que ajudou a lançar o estrelato internacional de ambos Jackie Chan e Woo-ping Yuen. Woo-ping não voltou a dirigir a sequencia, mas Legend of Drunken Master. indubitavelmente, o filme proporciona uma boa dosagem de diversão regada a boas coreografias nas luta. Pare por um segundo e considere quão difícil essas cenas eram - executado em nome da comédia, tanto como ação:





Yu Shu Lien vs. Jen Yu
(Crouching Tiger, Hidden Dragon)

Com a exceção de Kill Bill, praticamente todos os vídeos nesta lista foram sobre estrelas masculinas de artes marciais - mas as mulheres podem ser tão formidáveis quanto os homens. Ang Lee e seu famoso filme de artes marciais/drama Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão) foi um marco nos filmes de artes marciais por ter adquirido quatro Oscar, dentre estes o de melhor música e melhor direção de arte - foi um importante fator contribuinte.

Rica e mimada a garota Jen Yu (Zhang) traz o caos para a vida dos experientes guerreiros Li Mu Bai (Yun-Fat) e Yu Shu Lien (Yeoh) - um casal de sentimentos não correspondidos que estavam tentando deixar a vida da espada para trás, tentando estabelecer uma outra em conjunto. Apesar da paciência dos guerreiros, Jen pressiona uma situação delicada que culmina no pior, e Yu Shu Lien é quem vai tentar colocar o jovem em seu lugar - por meio de um duelo sem igual.

Usando todas as armas presentes no dojo contra a poderosa "Destino Verde" - o lendário espada que Jen roubou de Li Mu Bai - Yu Shu Lien tenta demonstrar a Jen a diferença entre a fantasia de ser uma guerreira e a dura realidade.





 Turtle Formation War (Red Cliff)


Tendo passado por praticamente todos os estilos que eu possa me lembrar nessa hora da madrugada, termino com as famosas guerras épicas, travadas com puro Kung-Fu. Armas, tanques e bombas são para os fracos.

Não por apenas um conflito entre dois indivíduos, não por políticas baratas, mas com armas em punho foi que a história da China antiga se fez. Red Cliff narra a história dos três reinos que dividiam a antiga China: Wu, Chu e Wei, mas especificamente nos fatos que antecederam a famosa batalha naval de Chi Bi.

Na cena, o talentoso general Zhuge Liang (Takeshi Kaneshiro), lidera o exército na batalha em pleno deserto contra uma grande cavalaria, nessa que talvez seja a maior produção já feita nos filmes orientais.







Eu sei, eu sei, eu ainda poderia ter citado a clássica cena do Oldboy, ou mesmo trocentos outros filmes dos anos 50-60-70, mas acredito que essa lista tenha preenchido vários níveis diferentes. Espero que tenham gostado da retrospectiva xD


Leon: Viciado em cinema que gosta de tudo um pouco. Tende a confundir vinho com água e adora escrever em linhas tortas. Pra ele Elvis, assim como o latim, ainda não morreram.

1 comentários:

  1. Anônimo says:

    Parabéns pela lista vendo alguns que eu não conhecia.